Início Jornalismo Político Site oferece ferramentas aos jornalistas que cobrem temas de interesse público

Site oferece ferramentas aos jornalistas que cobrem temas de interesse público

263
0
COMPARTILHAR

Do blog Jornalismo nas Américas, em 29/2/2012

Há pouco mais de uma semana no ar, o novo site Reporters’ Lab pretende oferecer aos jornalistas ferramentas, técnicas e pesquisas para melhorar a cobertura de temas de interesse público, cobrar responsabilidade dos governos e preservar o jornalismo investigativo. O Reporters’ Lab — oficialmente chamado Project for the Advancement of Public Affairs Reporting — é baseado no Centro DeWitt Wallace para Mídia e Democracia, da Universidade de Duke.

“A ideia é que muitos outros sites então focados em a) ferramentas para a publicação de matérias e para lidar com as redes sociais ou b) ferramentas para programação e desenvolvimento de sites”, disse Sarah Cohen, fundadora do Reporters’ Lab, vencedora do Prêmio Pulitzer e Knight Professor of the Practice of Journalism and Public Policy da Universidade de Duke, ao Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

“O nosso site, por sua vez, é completamente voltado para o repórter que cobre matérias de interesse público, como um repórter de política local ou um repórter investigativo de uma veículo de imprensa regional”, acrescentou.

O site oferece um software de código aberto e outras ferramentas tecnológicas para ajudar tais repórteres. O primeiro recurso já está disponível para downloadTimeFlow, uma ferramenta visual para ajudar os jornalistas a criar cronologias e acompanhar tendências.

Além disso, o Reporters’ Lab produz um blog de notícias e críticas sobre técnicas de reportagem, contribuindo para pesquisar o “que um dia possa auxiliar a reportagem investigativa”. Há ainda um fórum de discussão.

Os repórteres que cobrem temas de interesse público, disse Cohen, são “pessoas cheias de trabalho (…) e sem tempo para se tornar programadoras. Ao contrário, eles precisam de ajuda para ser mais produtivos. Então, estamos trabalhando em busca de formas de lidar com grandes quantidades de documentos e com problemas comuns encontrados nos arquivos das agências governamentais e como extrair mais informações dos tantos veículos que precisamos monitorar”.

Fonte: knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-9181-novo-site-oferece-ferramentas-para-jornalistas-que-cobrem-temas-de-interesse-publico

Tatiana Teixeira
Tatiana Teixeira é jornalista (UFRJ) e doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj, antigo Iuperj). Mestre em Relações Internacionais (UFF), publicou Os think tanks e sua influência na política externa dos EUA (2007), que ganhou o Prêmio Franklin Delano Roosevelt de Melhor Dissertação da Embaixada dos EUA no Brasil (2007). Pesquisadora de think tanks, EUA, Política Externa americana e brasileira e curiosa observadora de novas mídias, aposta na interdisciplinaridade. Viciada em Criminal Minds e no smartphone, está sempre buscando tempo para a literatura não-acadêmica e para andar de bicicleta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here