Início Governança da Internet Simpósio sobre Governança da Internet em João Pessoa

Simpósio sobre Governança da Internet em João Pessoa

559
0
COMPARTILHAR
Pocket

Chamada de trabalhos

No dia 9 de novembro de 2015, a Rede de Acadêmicos em Governança Global da Internet (conhecida pelo acrônimo em inglês, GigaNet) organizará seu 10º Simpósio Anual em João Pessoal, Brasil. Seguindo a tradição dos últimos nove anos, o evento ocorrerá no mesmo local e no dia anterior ao Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas.

GigaNet é uma associação internacional de pesquisadores acadêmicos com o foco na abordagem multidisciplinar da Governança da Internet. Fundada em 2006, a associação é aberta a todos os pesquisadores ao redor do mundo, que contribuam para os debates em Governança da Internet no âmbito local, regional ou internacional. Mais informações sobre a estrutura institucional e atividades da GigaNet podem ser encontradas no sítio Web: http://www.giga-net.org.

O prazo para receber propostas de trabalhos a serem apresentados no 10º Simpósio Anual da GigaNet, em 2015, já estão abertos. O escopo das contribuições não será limitado a uma área ou linha de pesquisa específica, desde que seja relevante para a Governança Global da Internet. Recomenda-se aos candidatos que enviem resumos nos tópicos relacionados ao amplo espectro da Governança da Internet, incluindo os seguintes tópicos, mas não se limitam a:

  • Alterações no ecossistema da Governança da Internet;
  • Governança da Internet nos 10 anos após a CMSI (Cúpula Mundial da Sociedade da Informação);
  • Análise, crítica e apoio à governança multissetorial (multistakeholder) como ideologia ou prática;
  • A governança e implicações legais dos sistemas descentralizados, tais como Bitcoin e Ethereum;
  • Desenvolvimento sustentável no que tange à Governança Global da Internet;
  • Iniciativas técnicas, jurídicas e políticas em cibersegurança e o respectivo impacto na Governança Global da Internet.

Requerimentos para submissão
Os resumos devem conter 800-1000 palavras que descrevam os objetivos gerais da pesquisa e as referências metodológicas do artigo. Propostas podem ser enviadas em Inglês, Português e Espanhol. Os candidatos devem enviar um currículo resumido de uma página ou um link para um currículo online, que contenha o histórico acadêmico, afiliação institucional e uma lista de publicações relevantes. Encorajamos jovens acadêmicos a submeter suas propostas de pesquisa. Todos os documentos deverão ser enviados até 15 de abril de 2015 em:
https://easychair.org/conferences/?conf=giganet2015

Processo seletivo
Os autores de resumos selecionados pelo Comitê de Programa da GigaNet serão informados até a metade de maio de 2015. Os artigos finais poderão ser entregues em Inglês, Português ou Espanhol até 15 de setembro de 2015. Os autores selecionados que não enviarem o artigo completo até a data indicada serão retirados do programa do Simpósio.

A participação no 10º Simpósio Anual de GigaNet será gratuita.

Cronograma
15 de abril de 2015: prazo para submeter a proposta de trabalhos e currículo
15 de maio de 2015: data-limite para informar os autores selecionados
15 de setembro de 2015: prazo para entregar o artigo completo
09 de novembro de 2015: 10o Simpósio Anual de GigaNet, em João Pessoa, Brasil

Contato
Mais informações sobre o evento estão disponíveis em:
http://giga-net.org/page/symposiums-1
Perguntas devem ser enviadas para o Coordenador do Comitê de Programa: giganet2015@easychair.org

Daniel Oppermann
Daniel Oppermann é doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele possui diploma em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim (FU Berlin). Daniel é membro do Steering Committee e foi Chair of Program Committee do Global Internet Governance Academic Network (GigaNet) e é membro da diretoria da Associação Brasileira de Internet (Abranet). Daniel foi pesquisador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA-UERJ) e do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP). Ele tem experiência como profissional da indústria de TI e como pesquisador nas áreas de governança da Internet, processos de governança multissetorial, ICANN e segurança cibernética. Adora ouvir música de vários tipos, cinema, açaí e praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here