Pocket

O Blog Comunicação e Política foi criado em 2010 para abrigar textos, discussões e informações acerca da área de pesquisa homônima. Desde o início, o objetivo é oferecer um espaço atualizado para opiniões e reflexões de indivíduos atuantes na área a respeito de temas e acontecimentos relevantes da atualidade.

Apresentando um perfil mais acadêmico por parte de seus integrantes, o Blog visa tanto ser uma fonte de informações sobre chamadas de trabalhos, periódicos e eventos científicos quanto um local para análise de acontecimentos políticos cotidianos, que estejam relacionados ao campo político e à ligação deste com o campo da Comunicação e suas diferentes mídias, empresas e formas de atuação.

Em seus quatro anos de existência, este espaço sempre buscou, além de servir como ponto de reunião de diversas informações e materiais da área desta temática, oferecer ao leitor análises e ensaios que visem ampliar um olhar crítico e fundamentado a respeito das diversas relações existentes entre a Política e a Comunicação, que não sigam apenas o caminho de “manipulação” e distorção, geralmente vistas no senso comum, abrangendo diversas linhas de pesquisa, tais como Democracia Digital, Governança da Internet, Governo Eletrônico, Campanhas Digitais, Campanhas na TV, Políticas de Comunicação, Uso de Redes Sociais no Cotidiano Político e em Campanhas, entre outras.

Atualmente, conta com 12 colaboradores permanentes em todos os níveis da pós-graduação (mestrandos, mestres, doutorandos e doutores), distribuídos por universidades de diferentes regiões do Brasil, a saber: PUC-SP, UFBA, UFC, UFMG, UFPR, UFRGS e USP.

A equipe, todavia, afirma que este espaço será plural, aberto a variadas (e às vezes conflitantes) perspectivas válidas em uma democracia. Assim, estamos dispostos a receber materiais de todos os indivíduos interessados em colaborar com textos. Avisamos que, não necessariamente compactuamos com todas as opiniões aqui publicadas, sendo favoráveis, contudo, à apresentação e à discussão de diferentes perspectivas.

Todo o material produzido aqui pelos membros efetivos pode ser reproduzido livremente em outros sites, desde que seja citado o autor original e o Blog (com a URL). Em caso de colaboradores externos, favor consultar os mesmos antes da reprodução.

Newsletter Comunicação e Política